sábado, 7 de junho de 2014

PERTO ESTÁ O SENHOR...

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16
Verdadeiramente a Palavra de Deus é boa, viva e eficaz. De apenas um único versículo pode-se adquirir um ensinamento perpétuo, quando buscado com divina inspiração. Hoje, dentre os 31.278 versículos existentes no livro sagrado, vamos comentar um como tantos outros que, se bem aplicado ao dia a dia, fará brotar uma grande experiência de mudança de vida:

Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Filipenses 4:5

O apóstolo Paulo, estando na prisão, escreve aos irmãos da cidade de Filipos. Aquela cidade, outrora província romana e capital da Macedônia (hoje território pertencente à Grécia), tinha em si a primeira Igreja da Europa, fundada por Paulo na sua segunda viagem missionária (Atos 16:11-40). Ali o apóstolo tinha sido bem recebido e vivenciou situações tremendas como a conversão de Lídia; o conflito com os lucradores da jovem possessa de um espírito de adivinhação e a conversão do carcereiro e sua família. Os irmãos filipenses foram os que enviaram ajuda e sustento financeiro a Paulo e eram também seus amigos nas dificuldades (2 Cor.8:2; Fp.4:10-15).
Agora, o pastor deles estava preso e de lá escreve àquela Igreja. Ele poderia escrever diversas coisas como orem por mim!, lutem pela minha libertação!, esses incircuncisos vão receber o que merecem! mas pelo contrário, sabendo da tristeza dos irmãos por ele, dirige-lhes uma palavra de conforto, alegria e força. Mesmo estando ele encerrado numa prisão, Paulo fala animosamente, demonstrando fé e comprovando que a nossa alegria não está nas circunstâncias físicas ou materiais, mas em Deus. Paulo lhes induz a sempre regozijar no Senhor e dar testemunho a todos os homens. E o verso cinco do quarto capítulo da Epístola aos Filipenses vem dizendo para ser notória a retidão, e completa: Perto Está o SENHOR!
Como essa simples frase pode mudar a vida de um homem, de uma família, de uma nação! Perto está o Senhor! Paulo adverte àquela igreja a sempre pensar e saber que o Senhor está perto, o Senhor está vendo, o Senhor está observando.
Como seria bom se nós, também nos dias de hoje, observássemos essa palavra em nosso viver: Perto está o Senhor! Se eu tivesse plena consciência que a todo momento o Senhor está perto, ao meu lado me observando, com toda certeza meus atos teriam sido diferentes!
Certa vez eu estava no carro com minha esposa. Passeávamos pela Pampulha, em Belo Horizonte, quando avistei ao longe um irmão amado. Fitei os olhos e o vi fumando, então duvidei, dizendo: "Não pode ser meu irmão, pois ele não fuma." Quando ele percebe minha aproximação, num ato de desespero para esconder o cigarro ele o engole todo! E aceso!
As pessoas tentam esconder suas atitudes para com as outras pessoas, mas se esquecem que Deus as observa o tempo todo. A gente esconde do pastor, da esposa, da mãe, do policial, da professora, do Imposto de Renda mas nunca de Deus, pois o Senhor está perto!
O Senhor está perto quando acessamos a internet; o Senhor está perto quando conversamos no WhatsApp; o Senhor está perto quando desejamos o mal para aquele líder que nos chamou a atenção em público; o Senhor está perto quando tratamos de um assunto com o pastor somente para ter autopromoção com ele e não por equidade; o Senhor está sempre perto. Tudo fazemos acreditando que ninguém viu, e depois vamos para nossas Igrejas levantar mãos sujas a um Deus Puro, que em todo tempo esteve perto.
Mas Deus é bom e compassivo, e a sua misericórdia nos garante novidade de vida: se a partir de hoje, pela Palavra do Senhor, a cada atitude nossa lembrarmos de que Perto Está o Senhor, a mudança será notória, e através do nosso testemunho ganharemos o mundo para Cristo.

Que o Senhor que está perto, o nosso Deus, abençoe sua vida.

Arley Robson, pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário